quarta-feira, 4 de junho de 2008

Berlin - Lou Reed

O filme de Lou Reed

«Lou Reed's Berlin», o filme de Julian Schnabel (EUA, 2007), é um dos filmes em destaque na secção IndieMusic do festival.

Não se pode perder um filme assim, porque é um filme perto de Lou Reed, do seu corpo, da sua voz. Talvez, passados estes anos depois da gravação de «Berlin», cujos temas são retomados nesta digressão produzida por Bob Ezrin e Hal Willner, se esteja longe do fulgor desse álbum de 1973.

Fica-se agora perto de outro fulgor. Ganha-se em grão, ganha-se em tempo, ganha-se em vozes. Como no extraordinário momento de intensidade, e também de realização, em que Anthony canta tremendo todo, fazendo comover Lou Reed - tensão que a câmara regista num movimento de panorâmica e um grande momento do filme.

Pois Lou Reed é um homem que parece comover-se pouco, mas é daqueles que mais nos fazem comover, que mais nos devolvem a vida vivida em palavras de canto, quer dizer, em palavras de tempo. O seu corpo, os seus movimentos presos, são já voz, são já movimento. O filme mostra-nos isso. O maior dos maiores, Lou Reed, como alguns (poucos) outros.

Fonte: Novidades Cinema

Nenhum comentário: